Imagem-Matéria
  • Título: Imagem-Matéria
  • Autora: Mari Fraga
  • Ano:2021

A instalação propõe relações entre imagens e matérias e levanta reflexões sobre o colapso de escalas entre o micro e o macro, a memória da Terra, a memória humana e os agenciamentos humanos na natureza por meio da ciência e da exploração sistemática de recursos minerais. Tecnologias obsoletas convidam a viajar no tempo e evocam o percurso humano em busca da tradução de matérias em imagens e imagens em matérias. O princípio óptico da fotografia toma forma em um dispositivo artesanal, que produz imagens a partir de focos de luz, slide 35mm, lentes e minerais.

A composição laminada da Muscovita aparece de diversas formas, como fragmentos de tempo condensado, que são desfolhados pelo espaço. O tempo geológico, o tempo histórico-tecnológico e o tempo da memória afetiva se confundem neste laboratório ficcional que, como uma fita de Möbius, dobra-se na vertigem espaço-temporal, retomando imagens e matérias a cada etapa do processo: rochas que tornam-se telas para projeção de imagens; imagens formadas por minerais; películas fotográficas com sais de prata; lâminas de rochas no microscópio; superfícies em diversas escalas; imagens aéreas; mapas; projetores de diversas épocas; lentes óticas; amostras do acervo; pintura e outras experimentações.

O trabalho contou com o apoio do CPRM para as filmagens no microscópio óptico e do Museu da Geodiversidade da UFRJ, que disponibilizou parte de seu acervo fotográfico. Agradecimentos especiais a Aline Castro, Ismar de Carvalho, Marco Aurélio Pinheiro, Júlio Murilo Pinho, Joana Amora, Ana Costa, Lis Kogan e toda a equipe do MM Gerdau. Assistência e edição de vídeo: Carine Caz.

Mari Fraga é artista, pesquisadora e professora de Artes Visuais – Escultura da Escola de Belas Artes, UFRJ. Doutora em Processos Artísticos Contemporâneos (UERJ, 2016), é criadora e editora da Revista Carbono (www.revistacarbono.com) – publicação online que propõe diálogos entre pesquisas artísticas e científicas.

Foi doutoranda visitante na Konstfack University of Arts, Crafts and Design (Suécia), com bolsa Capes PDSE. Trabalha em diversas mídias, como escultura, fotografia, vídeo, pintura e instalações. Entre as principais exposições estão as individuais Minério-Hemorragia (Espaço Cultural Sérgio Porto, 2018), Tempo Fóssil, (Galeria Ibeu, 2016) e On Oil (SU Gallery Konstfack, Estocolmo, 2015).
Investiga a intervenção do agente humano na natureza, a dicotomia entre natural e artificial, o Antropoceno e as Mudanças Climáticas, a mineração e os usos da Terra, experimentando analogias entre corpo e Terra, com inspirações no Ecofeminismo. Integrante da Cooperativa de Mulheres Artistas e do grupo de pesquisa GAE Arte:Ecologias, onde coordena os projetos de pesquisa “GeoAstro-poéticas” e “Agente Húmus: práticas cooperativas em arte, agroecologia e ecofeminismo”.

Imagem-Matéria 1