Astroblema
  • Título: Astroblema
  • Autora: Elias Maroso
  • Técnica: Instalação site-specific. Peças escultóricas em poliestireno com impressão digital, lâmpada LED, adesivo vinil autocolante e peças em cobre fotocorroído.
  • Ano:2021

Astroblema é uma instalação artística concebida especificamente para o hall de entrada do Museu das Minas e do Metal e que tem como assunto de disparo as estruturas de impacto provocadas por meteoritos na superfície da Terra. A partir de estudos geológicos dedicados à morfologia dessas impressionantes crateras, Elias Maroso constrói um conjunto de volumes geométricos, o qual sugere a colisão de um fragmento alienígena no interior do museu.

Astroblema se insere na poética de seu autor ao articular paradoxos de construir composições de aspecto desconstruído, traçando, neste caso, um paralelo com conhecimentos da geologia e com eventos naturais que ultrapassam a dimensão humana.

Elias Maroso é artista e pesquisador. Doutor em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ênfase em Linguagens e Contextos de Criação. Dedica-se à produção de objetos, intervenções no espaço e dispositivos energéticos, relacionando diferentes meios e referências de estudo. Membro-fundador do projeto Sala Dobradiça, pelo qual participou da 7ª e 8ª Bienal do Mercosul, produzindo junto dessa iniciativa, exposições com artistas do Brasil e exterior.

Em sua atuação recente, realizou trabalhos no Druckwerkstatt, Kunst Quartier Bethanien (Berlim/Alemanha), via Goethe-Institut, e para o Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea, além de ser indicado ao Prêmio PIPA de Arte Contemporânea (Ano 11), sendo finalista da modalidade Prêmio PIPA Online 2020. Neste ano de 2021, desenvolve obras para o Programa CoMciência do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Belo Horizonte/MG) e passa a integrar o quadro de artistas da 13ª Bienal do Mercosul. Possui obras no acervo do Instituto PIPA, Rio de Janeiro/RJ (coleção Deslocamentos).

Astroblema 2